Conteúdo do curso
Avaliação de Aprendizagem Institucional numa Perspectiva de Inclusão
Avaliar na Educação Inclusiva demanda um olhar humanizador às práticas de ensino-aprendizagem e direcionado a todos os sujeitos. Nesse sentido, são objetivos deste trabalho: discutir o processo de avaliação à luz do desenvolvimento de habilidades na inclusão escolar; destacar a relevância das adaptações curriculares na aprendizagem dos inclusos; correlacionar a flexibilidade do planejamento com a elaboração do documento Parecer, de modo que atenda às necessidades dos alunos; refletir e promover um projeto individual e coletivo de avaliação acessível na atuação docente com os sujeitos atendidos. As reflexões, aqui, enaltecidas partem de um estudo de revisão da literatura específica e contribuem com as inquietações no processo avaliativo escolar à luz da inclusão.
0/3
Epistemologia da Psicologia e suas Implicações Educacionais
A epistemologia da psicologia e a psicologia educacional têm implicações educacionais importantes, pois contribuem para a formação de uma visão crítica e ampliada sobre o processo de aprendizagem: Epistemologia da psicologia O campo da epistemologia da psicologia teve início no final do século XIX com o projeto de Wilhelm Wundt e William James. A epistemologia é o estudo científico do conhecimento e das crenças, e sua natureza e limitações. Psicologia educacional A psicologia educacional é uma área de pesquisa e uma disciplina da formação acadêmica de professores. Ela ajuda a compreender a complexidade da tarefa educacional, contextualizando os fenômenos e abordando-os no âmbito das relações entre as pessoas. A psicologia educacional também ajuda a compreender o estágio de desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico do aluno. Implicações educacionais O conhecimento da epistemologia das teorias do desenvolvimento que embasam a psicologia educacional é importante para que os profissionais da educação possam formar uma visão crítica e ampliada sobre o processo de aprendizagem
0/3
Atendimento Psicopedagógico
O atendimento neuropsicopedagógico é um serviço que ajuda a superar dificuldades de aprendizagem, buscando desenvolver as habilidades de cada pessoa. O trabalho é feito por um neuropsicopedagogo, que é um especialista que atua na interface entre neurociência, psicologia e pedagogia. O atendimento neuropsicopedagógico é feito em duas etapas: avaliação e intervenção. O neuropsicopedagogo realiza uma avaliação para entender como o cérebro do paciente capta, seleciona, memoriza e elabora informações. Com base nessa avaliação, ele pode encaminhar o paciente para outros profissionais ou ajudar diretamente no processo de reabilitação. O atendimento neuropsicopedagógico pode ser feito em consultórios, clínicas, Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) ou em postos de saúde. O atendimento neuropsicopedagógico pode ajudar a: Identificar e trabalhar entraves que prejudicam o processo de aprendizagem Desenvolver habilidades de raciocínio, resolução de problemas e expressão Fortalecer a auto-confiança e motivação para o aprendizado Melhorar a qualidade de vida do paciente
0/4
Fundamentos da Educação Especial / Inclusiva
O módulo apresenta a história da educação especial abordando as concepções da respeito das diferenças nos períodos históricos. Enfatiza os períodos da eliminação, das instituições e o período moderno, onde se busca os mecanismos para a integração e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. Apresenta algumas legislações que aparam a educação especial.
0/3
Seminários temáticos
Olá estudante! Seja muito bem-vindo ou bem-vinda a nossa disciplina de Seminários Temáticos. Neste primeiro bloco, apresentarei alguns conceitos básicos para o entendimento da profissão em psicopedagogia, explicando conceitos como psicopedagogia, pensamento, autoria e autoria de pensamento.
0/6
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Estágio supervisado em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicopedagogia Clínica e Institucional