Conteúdo do curso
Avaliação de Aprendizagem Institucional numa Perspectiva de Inclusão
Avaliar na Educação Inclusiva demanda um olhar humanizador às práticas de ensino-aprendizagem e direcionado a todos os sujeitos. Nesse sentido, são objetivos deste trabalho: discutir o processo de avaliação à luz do desenvolvimento de habilidades na inclusão escolar; destacar a relevância das adaptações curriculares na aprendizagem dos inclusos; correlacionar a flexibilidade do planejamento com a elaboração do documento Parecer, de modo que atenda às necessidades dos alunos; refletir e promover um projeto individual e coletivo de avaliação acessível na atuação docente com os sujeitos atendidos. As reflexões, aqui, enaltecidas partem de um estudo de revisão da literatura específica e contribuem com as inquietações no processo avaliativo escolar à luz da inclusão.
0/3
Epistemologia da Psicologia e suas Implicações Educacionais
A epistemologia da psicologia e a psicologia educacional têm implicações educacionais importantes, pois contribuem para a formação de uma visão crítica e ampliada sobre o processo de aprendizagem: Epistemologia da psicologia O campo da epistemologia da psicologia teve início no final do século XIX com o projeto de Wilhelm Wundt e William James. A epistemologia é o estudo científico do conhecimento e das crenças, e sua natureza e limitações. Psicologia educacional A psicologia educacional é uma área de pesquisa e uma disciplina da formação acadêmica de professores. Ela ajuda a compreender a complexidade da tarefa educacional, contextualizando os fenômenos e abordando-os no âmbito das relações entre as pessoas. A psicologia educacional também ajuda a compreender o estágio de desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico do aluno. Implicações educacionais O conhecimento da epistemologia das teorias do desenvolvimento que embasam a psicologia educacional é importante para que os profissionais da educação possam formar uma visão crítica e ampliada sobre o processo de aprendizagem
0/3
Atendimento Psicopedagógico
O atendimento neuropsicopedagógico é um serviço que ajuda a superar dificuldades de aprendizagem, buscando desenvolver as habilidades de cada pessoa. O trabalho é feito por um neuropsicopedagogo, que é um especialista que atua na interface entre neurociência, psicologia e pedagogia. O atendimento neuropsicopedagógico é feito em duas etapas: avaliação e intervenção. O neuropsicopedagogo realiza uma avaliação para entender como o cérebro do paciente capta, seleciona, memoriza e elabora informações. Com base nessa avaliação, ele pode encaminhar o paciente para outros profissionais ou ajudar diretamente no processo de reabilitação. O atendimento neuropsicopedagógico pode ser feito em consultórios, clínicas, Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) ou em postos de saúde. O atendimento neuropsicopedagógico pode ajudar a: Identificar e trabalhar entraves que prejudicam o processo de aprendizagem Desenvolver habilidades de raciocínio, resolução de problemas e expressão Fortalecer a auto-confiança e motivação para o aprendizado Melhorar a qualidade de vida do paciente
0/4
Fundamentos da Educação Especial / Inclusiva
O módulo apresenta a história da educação especial abordando as concepções da respeito das diferenças nos períodos históricos. Enfatiza os períodos da eliminação, das instituições e o período moderno, onde se busca os mecanismos para a integração e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. Apresenta algumas legislações que aparam a educação especial.
0/3
Seminários temáticos
Olá estudante! Seja muito bem-vindo ou bem-vinda a nossa disciplina de Seminários Temáticos. Neste primeiro bloco, apresentarei alguns conceitos básicos para o entendimento da profissão em psicopedagogia, explicando conceitos como psicopedagogia, pensamento, autoria e autoria de pensamento.
0/6
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Estágio supervisado em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Sobre a Aula

A inclusão de alunos com deficiência constitui em direito garantido por dispositivos legais e em desafio para os profissionais da educação na busca de práticas inovadoras e bem sucedidas na promoção de aprendizagem de qualidade. Por meio de um estudo descritivo, desenvolvido a partir de experiência de estágio do curso de especialização em Neuropsicopedagogia Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um plano de ação no intento de promover reflexões e atualização de conhecimentos acerca da inclusão a partir do viés da Neuropsicopedagogia. As práticas foram realizadas entre os meses de fevereiro a abril de 2022, na APAE de Teresina/PI e encontram-se discutidas no presente artigo. Os resultados apontaram para a compreensão das novas perspectivas abordadas pela Neuropsicopedagogia, demonstrando a importância da área no embasamento dos processos inclusivos presentes na instituição.

NEUROPSICOPEDAGOGIA+E+INCLUSÃO+DESAFIOS+E+POSSIBILIDADES+DE+NOVOS+CAMINHOS