Curso

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Por Marilene Lima Não categorizado
Lista de desejos Compartilhar
Compartilhar Curso
Link da Página
Compartilhar nas mídias

Sobre o curso

Informações básicas
– Curso de pós-graduação Lato Sensu Psicopedagogia Clínica e Institucional com 12 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 15 meses.

– Curso 100% online, assista de onde quiser.

– O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
A Psicopedagogia é uma área do conhecimento transdisciplinar que reúne diversas áreas como Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Psicanálise, Neurociências, dentre outras, com o objetivo de compreender o sujeito de forma global, identificando, avaliando e favorecendo o processo de aprendizagem, bem como seus impedimentos/alterações.

 As disciplinas serão interligadas, de forma a contemplar a base teórico-prática necessária acerca do desenvolvimento, do processo de aprendizagem e suas alterações (dificuldades de aprendizagem) com base nos conhecimentos das neurociências e as funções cognitivas.

 Conceitos, históricos e legislação. Neurodesenvolvimento. Bases afetivo-sociais. Construção do pensamento e linguagem. Desenvolvimento psicomotor e o processo de aprendizagem. Neurociências e aprendizagem. Aspectos cognitivos. Alterações e transtornos do desenvolvimento como fatores de interferência. Avaliação e intervenção psicopedagógica. Mediação escolar. Atuação em equipe e empoderamento familiar. Metodologias e currículo escolar. Práticas psicopedagógicas e inclusivas. 

 

 

Exibir Mais

O que você aprenderá?

  • Epistemologia da Psicologia e suas Implicações Educacionais
  • Fundamentos da Psicopedagogia I
  • Fundamentos da Psicopedagogia II
  • Atendimento Neuropsicopedagógico
  • Estágio supervisado em Psicopedagogia Clínica e Institucional
  • Seminários temáticos

Conteúdo do curso

Avaliação de Aprendizagem Institucional numa Perspectiva de Inclusão
Avaliar na Educação Inclusiva demanda um olhar humanizador às práticas de ensino-aprendizagem e direcionado a todos os sujeitos. Nesse sentido, são objetivos deste trabalho: discutir o processo de avaliação à luz do desenvolvimento de habilidades na inclusão escolar; destacar a relevância das adaptações curriculares na aprendizagem dos inclusos; correlacionar a flexibilidade do planejamento com a elaboração do documento Parecer, de modo que atenda às necessidades dos alunos; refletir e promover um projeto individual e coletivo de avaliação acessível na atuação docente com os sujeitos atendidos. As reflexões, aqui, enaltecidas partem de um estudo de revisão da literatura específica e contribuem com as inquietações no processo avaliativo escolar à luz da inclusão.

Epistemologia da Psicologia e suas Implicações Educacionais
A epistemologia da psicologia e a psicologia educacional têm implicações educacionais importantes, pois contribuem para a formação de uma visão crítica e ampliada sobre o processo de aprendizagem: Epistemologia da psicologia O campo da epistemologia da psicologia teve início no final do século XIX com o projeto de Wilhelm Wundt e William James. A epistemologia é o estudo científico do conhecimento e das crenças, e sua natureza e limitações. Psicologia educacional A psicologia educacional é uma área de pesquisa e uma disciplina da formação acadêmica de professores. Ela ajuda a compreender a complexidade da tarefa educacional, contextualizando os fenômenos e abordando-os no âmbito das relações entre as pessoas. A psicologia educacional também ajuda a compreender o estágio de desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico do aluno. Implicações educacionais O conhecimento da epistemologia das teorias do desenvolvimento que embasam a psicologia educacional é importante para que os profissionais da educação possam formar uma visão crítica e ampliada sobre o processo de aprendizagem

Atendimento Psicopedagógico
O atendimento neuropsicopedagógico é um serviço que ajuda a superar dificuldades de aprendizagem, buscando desenvolver as habilidades de cada pessoa. O trabalho é feito por um neuropsicopedagogo, que é um especialista que atua na interface entre neurociência, psicologia e pedagogia. O atendimento neuropsicopedagógico é feito em duas etapas: avaliação e intervenção. O neuropsicopedagogo realiza uma avaliação para entender como o cérebro do paciente capta, seleciona, memoriza e elabora informações. Com base nessa avaliação, ele pode encaminhar o paciente para outros profissionais ou ajudar diretamente no processo de reabilitação. O atendimento neuropsicopedagógico pode ser feito em consultórios, clínicas, Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) ou em postos de saúde. O atendimento neuropsicopedagógico pode ajudar a: Identificar e trabalhar entraves que prejudicam o processo de aprendizagem Desenvolver habilidades de raciocínio, resolução de problemas e expressão Fortalecer a auto-confiança e motivação para o aprendizado Melhorar a qualidade de vida do paciente

Fundamentos da Educação Especial / Inclusiva
O módulo apresenta a história da educação especial abordando as concepções da respeito das diferenças nos períodos históricos. Enfatiza os períodos da eliminação, das instituições e o período moderno, onde se busca os mecanismos para a integração e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. Apresenta algumas legislações que aparam a educação especial.

Seminários temáticos
Olá estudante! Seja muito bem-vindo ou bem-vinda a nossa disciplina de Seminários Temáticos. Neste primeiro bloco, apresentarei alguns conceitos básicos para o entendimento da profissão em psicopedagogia, explicando conceitos como psicopedagogia, pensamento, autoria e autoria de pensamento.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Estágio supervisado em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Classificações e revisões de estudantes

Sem avaliações ainda
Sem avaliações ainda